Professora Odete Santos-Ferreira: A APECS lamenta profundamente o seu falecimento e procurará guardar os seus ensinamentos. É a nossa homenagem.

Publicado em 08-10-2018

A Profª Odette Santos-Ferreira faleceu em 7 de Outubro de 2018, aos 93 anos de idade. Investigadora científica e professora jubilada da Faculdade de Farmácia da UL, foi coordenadora da Comissão Nacional de Luta contra a SIDA, no período entre 1992 e 2000.

Do seu entusiasmo, empenhamento e rigor perdurarão, entre outros, três marcos decisivos na luta contra o VIH em Portugal: o seu contributo na descoberta do VIH-2, a implementação do Programa "Diz não a uma seringa em 2ª mão" e o apoio à criação ou desenvolvimento de várias unidades de acompanhamento das pessoas infetadas por VIH, no âmbito hospitalar e no setor social.

Para sempre, fica-nos esse entusiasmo, a dedicação, a sabedoria, a irreverência e a verticalidade com que respondeu aos desafios que, sucessivamente, enfrentou.

A APECS lamenta profundamente o seu falecimento e procurará guardar os seus ensinamentos. É a nossa homenagem.

Professora Odete Santos-Ferreira: A APECS lamenta profundamente o seu falecimento e procurarŠ guardar os seus ensinamentos. … a nossa homenagem.

voltar