Infeção por VIH e COVID-19

Publicado em 22-04-2020

Webinar "Infeção por VIH e Covid-19", a 22 de Abril.

A Ordem dos Médicos recebeu a webinar realizado pela Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida - APECS.

De acordo com Teresa Branco, presidente da APECS, este encontro, que foi transmitido por streaming e aberto a toda a população, teve como objectivos principais "perceber como é que a epidemia de COVID-19 está a afetar a doença por VIH e quais os riscos de infeção; quais os tratamentos e quais as vacinas que estão a ser estudadas e, ainda, debater as estratégias nacionais e locais para apoiar o seguimento da infeçao por VIH".

Segundo a internista, o webinar conta com o apoio do laboratório da indústria farmacêutica Gilead e pretende juntar profissionais de saúde e pessoas que lidam com a doença para que, "em conjunto, se entendam as dificuldades práticas que se estão a sentir neste momento, assim como as necessidades de equacionar novos paradigmas de seguimento ambulatório do VIH".

A primeira parte do encontro centrou-se no debate clínico do tema em questão, e contou com a participação de Teresa Branco, António Diniz, e Ana Horta.

Na segunda parte do encontro teve lugar um debate com representantes da sociedade civil, na qual participaram Gonçalo Lobo,diretor regional para as Fast Track Cities-Europa pela IAPAC, e Cristina Mora, Vice-Presidente e diretora técnica de projetos da AJPAS.

Infeção por VIH e COVID-19

voltar

+ Apoios