Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

Publicado em 01-12-2020

O Dia Mundial da Luta contra a Sida comemora-se a 1 de Dezembro, com o objetivo de sensibilizar, informar e demonstrar solidariedade internacional face à pandemia.

Pessoas em todo o mundo unem-se para mostrar apoio às pessoas que vivem com VIH e para lembrar aqueles que morreram de doenças relacionadas à SIDA.

Fundado em 1988, o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA foi o primeiro dia internacional da saúde global. Todos os anos, agências das Nações Unidas, governos e sociedade civil unem-se para fazer campanha em torno de temas específicos relacionados ao VIH.

Muitas pessoas usam uma fita vermelha, o símbolo universal de conscientização, apoio e solidariedade para com as pessoas que vivem com VIH. 

2020 marca 40 anos desde os primeiros casos de SIDA foram relatados nos Estados Unidos, uma pandemia que levou a quase 700.000 vidas perdidas e ainda sem cura quatro décadas depois.

Ainda há uma necessidade crítica de aumentar a consciência do impacto do VIH na vida das pessoas, para acabar com o estigma e a discriminação e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH.

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

voltar

+ Apoios